quinta-feira, 12 de abril de 2012


Perguntas frequentes:

E o Fabrício (marido)?
Meu marido me apoia muito, acreditamos que duas metades tem q estar inteiras para formar um todo, como um pedaço de bolo cortado ao meio...cada pedaço tem que ser inteiro para formar o bolo.
Achamos que essa viagem vai me deixar ainda mais completa. Dentre outras coisas que aprenderei com essa experiência. Viajar sozinha sempre foi uma vontade que tive, e se eu não fizer isso nessa vida, terei a sensação de não estar "inteira", é uma etapa da vida que quero concluir. Uma hora a vida cobra pendências deixadas para traz.

Quando comecei a demonstrar interesse nessa viagem, ganhei do meu companheiro um lindo livro. Na qual adorei ler....
Vai sozinha?

Sim e não...Vou comigo....e encontrarei muitos Peregrinos no caminho. Mas, estou combinando com uma atual amiga, que fiz pela net, em encontrar-la no inicio do caminho, vamos começar a caminhada juntas. Como diz o livro Na Natureza Selvagem..."de nada adianta a felicidade, se não compartilhada". E iniciaremos o caminho pelos Pirineus, que é lindo, mas muito cansativo, vamos subir montanhas, e o apoio uma da outra nessa etapa, acredito ser fundamental.

Esta preparada?
Olha! A pergunta que não quer calar....posso dizer que sim! Mentalmente, acredito estar preparada e segura. Com objetivo, foco, e plena. O corpo, fiz pouquíssimas caminhadas curtas, de 9km, pretendo fazer uma caminhada grande nesse final de semana em média 30km. Mas tenho em mente que oque nos move é a cabeça, o mental.
Não tem medo?
Não tenho medo de nada...se eu tivesse, estaria indo para Europa há passeio. Mas também, não penso muito nisso. Só me “pré-ocupo” com saudades do Fabrício.


terça-feira, 10 de abril de 2012

Porquê o caminho de Santiago de Compostela?


Existem razões “racionais” para essa viagem, mas a principal é que sinto que o caminho me chamou. Acordei uma noite e falei para meu marido....tenho que ir para Santiago! E no outro dia mesmo comecei a pesquisar. Nunca tive contato com alguém que tivesse feito essa viagem. Eu soube de duas pessoas de Guaporé, conversei com os dois, fiz amizades pela net com outros peregrinos...e a caminhada começou....

Entre, conversas e mais conversas, percebo que muitos vão para o caminho com o intuito de aventurar, pois bem...eu não, não curto aventuras radicais e um pouco pesadas...então, ai já foi uma resposta do pq da viagem, pois nunca consegui fazer uma viagem sozinha, e passar por “dificuldades”, ou organização que uma viagem precisa,me protejo muito, e as vezes deixo de viver! Tinha, e ainda tenho um pouco, dependência psicológica, dependo muitas vezes de aprovações familiares e sociais...aos poucos estou percebendo que estou mais “madura”, resolvida, inteira, com defeitos e qualidades. E quero ao meu lado pessoas que me aceitam assim, exatamente como sou...

Não estou criando expectativas nessa viagem, mas sei que aprendemos com as dificuldades, sei que posso querer desistir no meio do caminho, sei que posso ter bolhas, calos e dores...saudades e ansiedades....mas estou com consciência, só busco a paz interior. Tentarei não julgar, me alimentar bem, conhecer muitas pessoas, pois com elas aprendemos muito, muitas pessoas q encontramos na nossa vida são nossos mestres do momento. São eles que muitas vezes nos mostram o caminho a seguir! Quero aprender a ensinar e receber ensinamentos...a troca é maravilhoso!!!!

Sei do meu potencial, da minha força...mas andei "escondida", por medo de crescer e ter q ir para o mundo, sinto que chegou a hora...preciso ter responsabilidades, e menos medo...na real, nada de medo. O medo é nosso inimigo!(Acho que falarei mais do medo, no caminhar).

Quero me conhecer cada vez mais, saber dos meus limites... psicológico, físico e mental, é o equilíbrio que nos torna mais inteiros. É isso que busco....o equilíbrio, ser eu mesma de corpo, alma e espírito, em qualquer lugar que eu estiver. Busco ter cada vez mais expressão, dançar, cantar, fazer o que tenho vontade...sem vergonha, ou medo do julgamento alheio...

O Caminho começa quando há consciência dos nossos passos!  Assim é na vida, aproveitamos a vida quando aprendemos a viver!!!

Mapa do Caminho de Santiago de Compostela


Farei o caminho Francês. Começo a caminhada em SJPP. Depois de chegar a Santiago vou até Finesterre, farei em média 30 km por dia, em um total de 900km de caminhada, em 30 dias.
Saio de Poa, vou até São Paulo de São Paulo a Madrid, de Madrid a Pamplona, tudo de Avião, de Pamplona vou para SJPP de Van ou táxi, para dai começar a caminhada.